Translate

domingo, 22 de outubro de 2017

Gestação de substituição versus barriga de aluguer



A diferença é que no 1º caso existe uma oferta, uma doação enquanto que no 2º caso existe um pagamento. Fica mais barato alugar um útero em África, onde há tribos que sobrevivem com o aluguer dos úteros das suas mulheres. Durante os nove meses de gestação existe uma troca de células, anticorpos, nutrientes, tóxicos ...
O ambiente que cerca a mulher grávida é essencial para o crescimento do feto. Já para não falar do álcool, tabaco e drogas, é importante compreender que o ambiente emocional e também de traalho e lazer influenciam o futuro da criança. Se a mãe tiver ouvido uma música muitas vezes sentindo-se mais calma quando a ouve, a criança vai acalmar com essa música. Além disso as mitocôndrias são herdadas da mãe uterina. Portanto no caso da avó que é a mãe uterina, as mitocôndrias são as mesmas porque o pai só transmite os genes do núcleo. Neste caso geneticamente a criança vai ser portadora de genes de 3 pessoas: da mãe uterina, da mulher que deu o óvulo e do homem que deu o esperma. Não gosto do nome gestante aplicado nestes caosos apesar de clinicamente estar absolutamente correcto. Estas crianças passam a ter duas mães:  mãe uterina que também transmite o ADN mitocondrial e a mãe do óvulo.

Vejam este debate na TV - SIC "Queridas manhãs":
 


Isto veio para ficar. Ainda falta a clonagem e a edição de bebes. A escolha do sexo já é possível desde o século passado, salvo erro já se praticava nos anos 80. Nos países asiáticos a escolha do sexo da criança já é relativamente comum. Os espermatozóides X e Y são separados do esperma do dador e unidos com o óvulo da dadora de acordo com o pedido. O ou os óvulos resultantes são depois inseridos na mãe uterina que pode ser a mesma mulher que deu o óvulo ou não. Confuso?

Boa noite.

Sem comentários:

Enviar um comentário