Translate

sábado, 21 de janeiro de 2017

Neve, Azul, Sol no Algarve...

👵😄 Neve, Azul, Sol no Algarve...

tudo isto no mesmo dia. De manhã nevou, à tarde céu azul céu, com algumas poucas núvens brancas e um sol quente. Estava quente ao sol e dentro do carro. Isto tudo no mesmo dia. Só no Algarve.
"Amazing" como diriam os americanos dos EUA. Anteontem, nevou em Salir. Os mais velhos lembram-se de já ter acontecido há muito tempo! Lá para cima, sim. Queriam eles dizer com este sim, a Serra do Caldeirão, que ainda é Algarve. Nevou forte em Almodôvar onde as estradas foram cortadas. Foi um nevão. Na Serra algarvia também, as ruas ficaram brancas.

😐 Quanto a mim hoje já está bastante frio outra vez, mas amanhã não tenciono sair para ver a neve a cair do céu.
😕 Anteontem quando entrei no carro estranhei aquelas esferazinhas transparentes espalhadas pelo pára-brisas. Pús as escovas a funcionar, a água espalhou-se. Águaaa! E apareceram novas bolinhas, perfeitamente esféricas. Olhei para lá do vidro e pareceu-me vislumbrar umas coisas que caiam. Neve? E o caarro começou a deslocar-se e e eu lá ia limpando as bolinhas. Até que parada no Stop antes de virar para a estrada, olhando para lá do vidro: Néééve. É neve. Desta vez não saí lá para fora, já não sou assim tão nova. Foi a 2ª vez que vi cair neve. Foi em Lyon durante um congresso. Vi-a através da porta do hotel. Saí disparada. Sem ao menos vestir um casaco, fiquei de boca aberta a vê-la cair. Tinha desejado tanto ver neve e perguntei tantas vezes à minha mãe: "O que é a neve?", que ela em desespero abriu a porta do congelador e disse-me: é isto. "Não", respondi "isso é gelo". "Neve é gelo". E pronto nunca mais perguntei nada. Um dia em Portugal levaram-me à Serra da Estrela. Não era Inverno. Vi uns bocados de gelo espalhados por aqui e por ali. "Viste eu bem te disse!" Fiquei impressionada com as rochas, aquele granito todo, por onde andou Viriato e os Lusitanos, que tanto trabalho deram aos romanos. Foi de tal maneira que tiveram direito a um capítulo e a um nome comum que os designava a todos. Graças aos romanos ficámos a saber que existiram e ficámos a conhecer os seus feitos. Um punhado de bravos contra a toda poderosa Roma.
Escrevi isto nas notas do meu telemóvel: "Neve salir 19-1-17 azul sol esferazinhasdeágua nopárabrisas", à laia de lembrete. Onde vi melhor os flocos a cairem foi através do vidro do meu gabinete de onde se tem uma vista linda! O delegado que me visitou nesse dia de manhã ficou deliciado e espantado: "Neve no Algarve?". Pois, Algarve não é só o litoral. Todo o mundo se esquece excepto os daqui. 





😟 Bom mudando de assunto, estou com dores. Uma moinha por todo o corpo, mas sobretudo no braço esquerdo depois da queda. Com a ajuda da mão direita levanto todo o membro superior, estico-o e alivio a dor. No ombro esquerdo só dói, ligeiramente ao calcar. Tomei Brufen, Nimed, Harpago, etc.. Aliviou. Hoje apareceram outras dores: agora dói-me forte à palpação do braço, região posterior, começou de manhã; também me começou a doer no peito, ao calcar, do lado esquerdo com umas moinhas espontâneas; começou-me a doer do lado direito, porque o usei mais, para fazer o que tinha a fazer, até reguei, pousando o balde nas pedras, segurando o balde com o corpo e empurrando com a mão direita e uma ajudinha da esquerda, porque mexo bem o antebraço. Não está partido. Confirmei com mobilização. DÓI. Umas fibras que romperam e pronto. Não foi desta. Velhice a quanto obrigas. Também caí em nova do cavalo, porque não obedeci ao treinador. Coisa de adolescente. Fiquei amnésica durante umas horas. Voltei a montar mas não me lembro da queda nem de me ter levantado, nem de ter chegado a casa, nem das perguntas que me fizeram. Fiz um traumatismo craneano sem perda de conhecimento aparente. Hoje tinha dado direito a TC.
Está frio! No quarto não.
E o aquecimento global?      


http://www.jn.pt/local/noticias/faro/vila-real-de-santo-antonio/interior/as-imagens-da-neve-que-caiu-no-algarve-e-no-alentejo-5615200.html 

Sem comentários:

Enviar um comentário