Translate

sábado, 25 de março de 2017

O novo endereço de Gaia: Sistema Solar, Via Láctea, Supercúmulo da Virgem, Laniakea.

👽👽👽 Laniakea, o Supercúmulo Local, é um superaglomerado de galáxias com 520 milhões de anos-luz e mais de 100.000 galáxias do tamanho da nossa Via Lactea, que foi definido por um grupo de astónomos da Universidade do Havai liderados por R. Brent Tully e Hélène Courtois da Universidade de Lyon que utilizaram um novo método, em Setembro de 2014. Este método consistiu em analisar as velocidades de 8.000 galáxias às quais extrairam o valor  da expansão cósmica. Descobriram então a existência de dois grupos de galáxias, que se dirigiam para duas direcções diferentes. Um grupo afastava-se cada vez mais. O outro grupo convergia para um centro maciço, a que chamaram "Grande Atrator", que ainda não sabem o que é. Assim se encontrou Laniakea ou melhor se definiu a fronteira do nosso país sideral.
A denominação supercúmulo Laniakea, não foi aceite pelos astrónomos do Instituto Max Plnanck de física (Alenanha).
O que é um cúmulo? É um conjunto (aglomerado) de galáxias, coeso devido à atracção gravitacional. Alguns astrónomos contestam o facto de se considerar Laniakea um supercúmulo visto algumas galáxias terem tendência para se afastarem em direcção a outro centro gravitacional e portanto não poder ser considerado um objecto astronómico. Dito de outra maneira: os cúmulos de Laniakea não estão ligados gravitacionalmente e podem ser separados pela energia escura.
Este nosso supercúmulo local, é constituido por filamentos formados por galáxias que unem os cúmulos entre si formando uma espécie de rede de aparência esponjosa.
A nossa Via Lactea, encontra-se situada no chamado "Grupo Local", um pequeno cúmulo localizado no Supercúmulo da Virgem, que por sua vez se encontra localizado nas franjas de Laniakea e que inclui cerca de 30 galáxias, entre as quais as nossas vizinhas Andrómeda, Triângulo, NGC 6822.
Laniakea pode ser dividida em 4 partes, que eram conhecidos anteriormente como supercúmulos separados:
  • O supercúmulo da Virgem, one reside a Via Láctea
  • O supercúmulo Hydra-Centaurus que inclui:        
         - O Grande Atrator o ponto gravitacional central de Laniakea
         - O supercúmulo da Hydra
         - O supercúmulo Centaurus
  • O supercúmulo Pavo-Indus
  • O supercúmulo do Sul que inclui o Cúmulo Fornax (S373), as núvens Dorado e Eridanus
O conjunto completo inclui cerca de 300 a 500 cúmulos e grupos conhecidos. O nº real pode ser muito maior porque alguns estão a atravessar a zona de evasão.
E os vizinhos de Laniakea são:
  • O supercúmulo Shapley (17 cúmulos de galáxias)
  • O supercúmulo Hércules
  • O supercúmulo Coma
  • O supercúmulo Perseus-Pisces

Laniakea está a apontar para o supercúmulo Shapley e portanto tanto um como o outro podem fazer parte de um complexo maior.
E ainda há as chamadas muralhas (walls).
O nosso sol é só mais uma estrela entre os biliões de estrelas que compôem a Via Láctea. À nossa volta existem 8000 galáxias. O universo inteiro pode ser visto como uma intricada rede de galáxias. E com números tão colossais que para mim são infinitos, ainda se acredita que o auto-intitulado Homo sapiens só apareceu aqui, neste nosso pequeno planeta azul.
😔☺E o nosso endereço sideral completo é: Terra > Sistema Solar > Núvem interestelar local > Bolha Local > Cinturão de Gould > Braço de Órion > Via Láctea > Subgrupo da Via Láctea > Grupo Local > Superaglomerado da Virgem > Laniakea > Complexo de superaglomerados de Pisces-Cetus >  Universo observável > Universo.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Laniakea
https://en.wikipedia.org/wiki/Laniakea_Supercluster 
 


Mapa dos superaglomerados (supercúmulos), mais próximos dentro de um raio de 1 bilhão de anos-luz.
Richard Powell

http://www.atlasoftheuniverse.com/superc.html 

 


Tomei conhecimento de Laniakea, nesta revista. Tem várias imagens sobre este assunto, com muita informação, bem escrita.

Sem comentários:

Enviar um comentário