Translate

sábado, 4 de março de 2017

Teoria do loop gravitacional quântico Martin Bojowald

Teoria do loop gravitacional quântico Martin Bojowald

Scientific America Brasil nº 78 Novembro de 2008

                         Relatos de um universo oscilante

Martin Bojowald:

  •    "O nosso universo pode ter começado não com uma grande explosão, mas com uma grande reversão que deflagrou o Big Bang, tudo sob a regência de efeitos gravitacionais quânticos bastante exóticos."
  •    "Os físicos elaboraram diversas teorias explicativas da gravidade quântica e cada uma delas recorreu de maneira distinta à aplicação de princípios quânticos à relatividade geral."
  •    "A teoria da gravidade quântica prevê os "átomos" de espaço-tempo. A teoria da relatividade tem problemas porque tem em conta que o espaço é continuo. Segundo uma teoria mais sofisticada, como a da gravidade de loop quântico, o espaço é uma trama de minúsculos "átomos" (esferas). O diâmetro destes átomos (linhas), é o denominado comprimento de Planck, distância em que os efeitos gravitacional e quântico exibem força equivalente." 
  •    "O que fazem os átomos de espaço-tempo? Se formos concentrando energia em determinado volume de espaço, o comprimento de onda das partículas portadoras dessa energia vai diminuindo e termina por assumir o tamanho dos "átomos" do espaço-tempo. O espaço fica literalmente ocupado. Se tentar injectar ainda mais energia nesse espaço, este espaço irá repelir essa iniciativa. Parecerá que a gravidade gerada pela região se transformou de força atractiva em força repulsiva."
  •    " Devido à mudança quântico-gravitacional no equilíbrio de forças, nenhuma singularidade - nenhum estado de densidade infinita - pode, jamais, resultar. Segundo este modelo, nos primórdios do Universo, a matéria tinha uma densidade elevadíssima, mas ainda finita, equivalente a um trilião de sóis em cada região com a dimensão de um prótão. Nestes extremos, a gravidade actuava como uma força repulsiva, fazendo com que o espaço expandisse; com a moderação das densidades a gravidade voltava a actuar como a força de atracção que todos conhecemos."

"Martin Bojowald, é professor do Institute for gravitation and the Cosmos na Pensylvania State University. Recebeu o  1º prémio da Competição de Monografias da Fundação de Pesquisas sobre Gravidade, em 2002 e o Prémio Xanthopoulos , da Sociedade Internacional de Relatividade Geral e Gravitação, em 2007.

 Livro - "Átomos de espaço e tempo" por Lee Smolin.

Os editores:

  •    "A teoria geral da relatividade, de Einstein, não captura a finíssima estrutura quântica do espaço-tempo, que limita a densidade em que a matéria pode ser concentrada e a máxima força de gravidade. Para descobrir o que realmente aconteceu os físicos precisam de uma teoria quântica da gravidade."  
  •    "Na teoria da gravidade de loop quântico, o espaço é subdividido em "átomos" de volume e tem uma capacidade finita para armazenar matéria e energia, excluindo, assim, a possibilidade da existência de verdadeiras singularidades."
  •    "O Universo anterior ao Big Bang pode ter sofrido uma implosão catastrófica que chegou a um ponto de densidade máxima e então reverteu. Em resumo, uma enorme compressão pode ter resultado em uma grande oscilação, daí o Big Bang."



www.sciam.com.br

http://www.springer.com/gp/book/9781441982759#otherversion=9781461430179

http://www.springer.com/gp/book/9781441982759#


Sem comentários:

Enviar um comentário