(Frelon asiatico) Chegou a França a bordo de um barco vindo da China, em 2004, talvez em bonsais. Começaram a atacar as abelhas locais selvaticamente porque são muito maiores, agressivas e os apicultores locais não conseguem salvá-las.
No entanto um comentarista explica que o pior de tudo são os químicos. Ele diz que tem sorte em estar longe dos pesticidas e diz que não armadilha as vespas negras. Diz ainda que destroem pouco e que com a ajuda dos pássaros que adoram as larvas, tem as colmeias controladas.
E com o fogo também é muito perigoso, porque neste caso, as vespas negras ficaram de boa saúde e o homem que usou o fogo safou-se por pouco:
Há a vespa cabro que é nativa da Europa, também é grande, mas não é predadora de abelhas. Os brasileiros chamam-lhes vespão mas não sei se é à cabro.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Vespa_asi%C3%A1tica
http://www2.icnf.pt/portal/pn/biodiversidade/patrinatur/especies/n-indig/vespa-asiatica-vespa-velutina/plano-de-acao
http://www.iniav.pt/sos-vespa
Em Portugal um apicultor alertou para um ninho em Setembro de 2011, perto de Viana do Castelo. Em Outubro de 2017, já eram milhares de ninhos.
http://controlpeste.com/pt/desinfestacao-vespa-asiatica
George Soros, Pessoa do ano do Financial Times:
https://expresso.pt/internacional/2018-12-19-So-me-lembro-do-futuro.-Quem-o-diz-e-George-Soros-Pessoa-do-Ano-do-Financial-Times?utm_content=O
Boa-noite.
Nota:
Sem comentários:
Enviar um comentário